segunda-feira, 15 de setembro de 2008

"Pai, um quase desconhecido."

  C0036594

9 comentários:

Arnaldo Romano disse...

Durante toda a História, lá estava ele, o pai, figura do provedor,
símbolo da defesa, conselheiro prudente, educador severo.
Na década de 60, o ícone começou a ser balançado.
Tudo de mal foi jogado sobre ele.
Sobretudo, autoritarismo.
E de lá pra cá, só veio perdendo espaço.
A ponto de, o Pai-todo-poderoso,
ter, mansamente, enfiado a cabeça no cabresto.
E, pelo que vejo, ter sido quase alijado do processo doméstico.
Uma remendada figura do "pai ausente".
Acontece que, ele, o pai, continua trabalhando. Em dois, três turnos.
Provendo com sua cota/parte, consorciado com a mulher, aquilo que lhes é devido por obrigação e amor.
Provedor!!!
Tomara que não tenha escrito a palavra errada.
"Provedor" parece limitar, ainda mais, e remete à imagem do
pai-ausente.
Pesquisei várias famílias.
Estive em bairro periférico (aglomerado), fui a um de classe média alta, estive em um classe média e em um classe alta 5 estrelas.
Todas pessoas que eu ouví, todas, entre mães e filhos, concordaram que a figura do pai foi ofuscada.
Com a "ausência" do pai, a mãe fica multivitaminada:
Torna-se, mãe/pai/amiga/conselheira/lavadeira/passadeira/cozinheira/
arrumadeira/enfermeira/motorista/pagadora de contas. Uma Heroína,
Mulher-Maravilha!
Maaaaas, e o pai que fica 16, 18 horas fora do lar, também garimpando sustento etc etc.,
como é que fica?!
Continua o anônimo da história?
Deconhecido vilão sem enredo?
O que fazer para resgatar o herói?

Arnaldo Romano.

Direito - Filosofia Pura.
Sócio/antropologia - Teologia.
Palestrante.
Pesquisador do Comportamento.
Administrador de Imóveis.
- Delegado de Polícia Civil -

anderson eduardo disse...

Pai tudo em nossas vidas.... abarços e tudo de bom

JANE disse...

Pai de todo jeito...
Tem pai que ama,
Tem pai que esquece do amor.
Tem pai que adota,
Tem pai que abandona,
Tem pai que não sabe que é pai,
Tem filho que não sabe do pai.

Tem pai ...
Tem pai que dá amor.
Tem pai que dá presente,
Tem pai por amor,
Tem pai por acaso,
Tem pai que se preocupa com os problemas do filho,
Tem pai que não sabe dos problemas do filho...

Tem pai ...
Tem pai que ensina,
Tem pai que não tem tempo,
Tem pai que sofre com o sofrimento do filho,
Tem pai que deixa o filho esquecido.

Tem pai de todo jeito
Tem pai que encaminha o filho,
Tem pai que o deixa no caminho,
Tem pai que assume,
Tem pai que rejeita,
Tem pai que acaricia,
Tem pai que não sabe onde está o filho que precisa de carinho.
Tem pai que afaga,
Tem pai que só pensa em negócios.

Tem...
Tem pai de todo jeito.
E você???
Que tipo de pai você é?
Eu quero um pai, apenas um pai que esteja consciente do amor
que tem para dividir...
Eu quero um pai, apenas um pai que seja AMIGO!


A todos os Pais, um carinhoso abraço! Deus Pai os abençoe!

(autor desconhecido)


AH!! MEU PAI!!QUE SAUDADES!!
APESAR DOS ERROS E ACERTOS, DAS DIFICULDADES, DOS DESENCONTROS E ENCONTROS, DO JEITO RUDE DE SER.
A SAUDADE É ENORME.
AONDE SEU ESPIRITO ESTIVER, SEI QUE ESTÁ OLHANDO POR NOS.TE AMO!!

Deusa Odoyá disse...

Olá minha nova amiga.

Existem realmente pais e pais.
Mas todo em geral o são.
Algumas crianças tem a sorte de poderem crescer , com a mão dos pais em sua vida, outras são apenas vítimas.
Beijinhos doces amiga, e muita paz.

Regina Coeli.

Fabi disse...

Eu amo meu pai, ele é um exemplo e um orgulho na minha vida

Anônimo disse...

Adoro meus filhos,tento ou melhor faço tudo mas mesmo tudo pra estár sempre presente.
Eu acho que um bom pai está sempre presente mesmo estando ausente!
Antigamente dizia-se que o pão que está na mesa é a mãe que o dá mas é o pai que o trabalha!
Agora minha amiga tão ausente está o pai como e por vezes mais a mãe.
Digo isto porque eu saiu de manhã pró trabalho e a minha mulher sai comigo faz as mesmas horas que eu e ainda a lida da casa!
Digo em relação ao texto do Arnaldo
a minha mulher é mesmo uma MULHER MARAVILHA.

bj-voltarei

PS:para a próxima juro que te convido pró peixinho!!!

Karine Leão disse...

Conheci pouquíssimo o meu pai e sinto tanto a falta dele nesses 17 anos que nos separam...

Bom, mas tem muito pai vivo que não segue o papel que tem.

Beijo Karinhoso.

IZABEL disse...

amadinha!
Vc disse que o Arnaldo respondeu algo para mim,porém,eu não vi.
Amiga,meu pai faleceu quando eu tinha um ano de idade.O que sei dele através de minha mãe..me deixa com água na boca de vontade de ter convivido com ele.Mas,amém!!Ele existiu.
!!O AMOR É MAIS FORTE QUE A MORTE.!!

Sandra Mara disse...

Doze anos sem meu pai. Uma eternidade. Lembro-me de cada detalhe, de cada emoção q ele nos transmitia através de seu olhar e de suas palavras. Sábias palavras q tomei como exemplo para ser o q sou hj, uma pessoa de bem..
Tenho certeza de q lá onde está, está feliz e orgulhoso pq sabe q tudo q me ensinou não foi em vão..
Obrigada meu pai. uma dia ainda vamos nos encontrar. Q o senhor esteja sempre na luz,e em compania de Nosso Senhor, pq esse é o lugar dos justos.
Te amo e sempre te amarei!
Saudades, mts saudades!